
No passado fim de semana, dia 8 de janeiro, teve lugar na Empresa de Cervejas da Madeira, LDA a Cerimónia de entrega de prémios de Ténis e Squash. Contou com a presença de entidades oficiais da RAM e ambas as entidades máximas das Federações Portuguesas de Ténis e Squash, Vasco Costa e Luís Ferreira, respetivamente.
Nesta cerimónia, Luís Ferreira, teve a oportunidade de enaltecer o trabalho que está a ser levado a cabo da ATMAD, bem como o crucial apoio que as entidades governamentais regionais dão ao desporto.
O presidente da FNS, Luís Ferreira abordou alguns temas que são pertinentes para a modalidade, um dos quais esteve relacionado com equipa da A.D.Galomar ter vencido o Campeonato de Clubes 2022, e por conseguinte irá representar Portugal no Campeonato Europeu de Clubes 2023 em Paderborn, Alemanha. Divulgou o próximo curso de treinador de Squash, nível 1 da World Squash Federation que irá ser realizado na ilha da Madeira sob a orientação do internacional Treinador Renato Gallego, tal fato irá fazer com que mais treinadores certificados possam localmente formar mais atletas e atrair mais praticantes para este desporto. Pretendendo aproximar o ensino com a parte empresarial, foi celebrado um protocolo com a Universidade da Madeira, de forma a poder dar seguimento ao projeto nacional de Squash Universitário.
Para realçar o trabalho que está a ser feito na Madeira, foi feito o convite de um dirigente da ATMAD de forma a participar ativamente na 1ª edição no projeto intitulado Squash Think Tank 2023, da The European Squash Federation, a ser realizado em Bucareste na Roménia de 27 a 29 de Janeiro de 2023, com propósito de que em 2024 a Madeira possa ser o grande palco para uma segunda edição.
Por último reforçou a urgência de impulsionar o projeto Papagaio Verde junto do Governo Regional da Madeira, como sendo futura sede da ATMAD, o qual culminaria na construção de três novos courts de squash e quatro de ténis.
No final a vice-presidente também salientou o trabalho profícuo da Associação de Ténis da Madeira, que nesta iniciativa entregou 110 prémios, o que é revelador da capacidade de trazer novos atletas para o Ténis e para o Squash, resultando num aumento da demografia federada.
Para terminar, Rubina Leal reforçou a importância da atividade física, nas várias faixas etárias, como um veículo para a promoção da saúde, de que são exemplo as duas modalidades referidas. São também modalidades através das quais a Madeira tem promovido eventos que trazem jogadores de outras nacionalidades o que por sua vez é um meio para a promoção da nossa Região.