COVID – 19 – Desconfinamento do Squash – Atualização DGS de 17 abril/21

0
156

No seguimento da atualização de 17 de Abril da Orientação nº 36/2020, da Direção Geral da Saúde, o squash foi estratificado como modalidade de médio risco.

A FNS, enquanto entidade com estatuto de utilidade pública desportiva, não foi diretamente auscultada pelo Grupo de Trabalho criado para o efeito.

O Squash não pretende um tratamento mais favorável mas considerando a nula incidência epidemiológica conhecida desde o início da pandemia, o fato de a competição encontrar-se suspensa, ser um desporto individual sem contato, ser considerado na Região Autónoma da Madeira como de baixo risco e zero casos durante estes últimos 14 dias de prática desportiva, entende a FNS que a estratificação não estará de acordo com a realidade.

Assim, a FNS continuará a trabalhar conjuntamente com as instituições de saúde e do desporto para fornecer todos os elementos essenciais para uma estratificação mais esclarecida.

No entretanto, considerando a estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID -19, as modalidades de médio risco retomam a sua atividade no próximo dia 19 de Abril.

Nestes termos, o Squash e o Squash 57 podem continuar a sua atividade na referida data, em todos os concelhos que evoluíram para a 3ª fase do plano de desconfinamento.

A presente retoma terá obrigatoriamente de respeitar as diretrizes da OT 036/2020, atualizada a 31 de março de 2021, da Direção-Geral da Saúde, quer por parte dos atletas, quer por parte dos clubes ou entidades gestoras dos espaços.

No momento presente, respeitando o Princípio do Gradualismo, não será autorizada a retoma da atividade competitiva federada.

A retoma das competições estará dependente de uma posterior avaliação, tendo em conta o impacto das medidas na evolução da pandemia, bem como os critérios epidemiológicos (risco de transmissibilidade do vírus e nível de incidência).

A FNS reforça que todos temos de continuar a combater o vírus com lucidez, determinação e coragem, para não voltarmos a ser obrigados a suspender a prática desportiva.

Jogue Squash em segurança, Respire Squash.

Porto, 18 de Abril de 2021

O Presidente,
Luís Ferreira

Acesso ao documento oficial aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here