Jorge Monteiro e Beatriz Dias vencem 3.ª e última etapa do Circuito 3Squash

0
91

Após as duas primeiras rondas, disputadas em Espinho e em Anadia, esta 3.ª e última prova, que decorreu nas instalações do Clube de Squash e da Universidade de Aveiro, encerrou a fase de etapas, após a qual os 16 melhores classificados irão agora competir no Masters final que decorrerá em maio, igualmente em Aveiro.

Apesar de se constituir como um circuito de carácter regional, a competição registou uma significativa adesão traduzida em 42 participantes (36 masculinos e 6 femininos), oriundos não só da região de Aveiro, mas também de outros pontos do país.

Nas meias-finais do Quadro Principal, os beiramarenses Jorge Monteiro e Hugo Cabral impuseram-se aos seus adversários, com o primeiro a vencer o estarrejense Hernâni Russo (Squash do Centro Recreativo de Estarreja) por 3-0 (11-4/11-5 e 11-6) e o segundo a derrotar o lamacense Tiago Almeida (Raketeam) por 3-1 (11-4/6-11/11-5 e 11-8).

Na final, Jorge Monteiro foi mais forte e bateu o seu colega de equipa por 3-1, com os parciais de 11-9/14-16/11-2 e 11-8. Tiago Almeida, que veio a beneficiar da desistência de Hernâni Russo, conquistou o terceiro lugar do pódio.

O aveirense Jorge Monteiro (Squash Beira-Mar) e a anadiense Beatriz Dias (Anadia Squash Clube) sagraram-se vencedores da 3.ª e última etapa do Circuito 3Squash 2019/2020, que decorreu no passado sábado, em Aveiro. 

Nas finais dos quadros de consolação, jogadas à melhor de 2 sets, Nuno Alves (Grupo Recreativo Estrela do Bonfim / Póvoa de Varzim) bateu Pedro Carvalho (Raketeam) por 2-0 (11-8 e 11-7) na Placa A, enquanto, na Placa B, Luís Ferreira (Valténis Country Club / Sintra) derrotou Hélder Miranda (Squash Beira-Mar) por 2-0 (11-8 e 11-9).

Em femininos, após ter vencido o seu grupo de apuramento, a anadiense Beatriz Dias venceu na final a aveirense Manuela Nunes (Beira-Mar Squash) por 3-0, com os parciais de  11-4/11-8 e 11-8. O 3.º lugar do pódio feminino foi disputado por outras duas beiramarenses, Inês Silva e Ana Monteiro, com a primeira a vencer por 2-1 (11-5/7-11/11-5).


Durante a cerimónia de encerramento e entrega de prémios, que decorreu no Restaurante Cafeína nos Arcos, um dos patrocinadores deste circuito, Luís Ferreira, Presidente da FNS, referiu ter tido “o prazer e o privilégio de sentir o fantástico espírito que se vive nesta comunidade de Squash.”. Elogiou, ainda, a dinâmica do Circuito 3Squash, enfatizando a importância de que o mesmo se reveste na divulgação local da modalidade, tendo transmitido aos presentes que, apesar de se tratar de um circuito não integrado no calendário oficial de provas da federação, merece, por parte desta, todo o apoio para a sua consolidação e crescimento. 

Em nome da organização, Américo Soares, Presidente do Raketeam, clube organizador deste circuito em parceria com o Squash Beira-Mar, agradeceu, sensibilizado, a presença de Luís Ferreira, a qual muito dignificou o Circuito 3Squash e se traduziu num reconhecimento oficial do trabalho desenvolvido pela organização ao longo das 3 edições anuais que o mesmo já comporta. Relembrou que este circuito surgiu na sequência da constatação de que existiam locais e muitos jogadores na região de Aveiro que, por razões diversas, estavam afastados da competição, pelo que fazia todo o sentido promover um circuito com as características do 3Squash. Reforçou ainda a ideia de que o mesmo, ao permitir a participação de jogadores não-federados, possibilita o recrutamento de novos praticantes que, assim, podem constatar a realidade e as envolvências de um torneio, cativando-os para se juntarem à “família do Squash”, pois, como disse, “todos unidos, somos mais fortes”.

Por último, Luís Monteiro e Francisco Pinto, ambos do Squash Beira-Mar, foram ainda agraciados com troféus de reconhecimento pela colaboração prestada na organização deste evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here