:: Portugal conquista 8º lugar no Campeonato Europeu de Equipas Mistas Sub-17 que decorreu em Eindhoven ::

1
135

A seleção portuguesa chegou ao Campeonato Europeu de Equipas Mistas Sub-17, posicionada no 17º lugar do ranking em 20 equipas, portanto a disputa de um lugar cimeiro não estava facilitada.

Mas no fim, Portugal conseguiu um excelente 8º lugar da classificação final, ao ficar à frente de seleções fortes como a Irlanda e a Bélgica (aquela que era a oitava cabeça de série e que se sagrou campeã no escalão de sub-15 ao derrotar a seleção inglesa por 2-1).

Dia 1

Iniciámos a ronda de grupos com uma das seleções mais fortes do grupo, a Bélgica, posicionada em oitavo no ranking europeu, logo, a favorita à vitória. No entanto, os nossos atletas foram enormes, a começar pelo Diego Pita que obteve a primeira conquista do dia (3-0). Seguiu-se a Leonor Marques, que não conseguiu levar a melhor contra uma das melhores jogadoras do campeonato de sub-17, mas no último jogo, Gabriel Neto surpreendeu com um jogo de grande qualidade, vencendo por 3-1.

Após um excelente início, a nossa seleção defrontou a seleção da Irlanda onde, por muito pouco e após outra grande exibição dos nossos atletas, estivemos muito perto de obter a segunda vitória, mas infelizmente fomos derrotados por 2-1 com a partida do Diego Pita a discutir-se até ao quinto jogo.

Ainda no primeiro dia e já com algum cansaço nas pernas, defrontámos a seleção inglesa, onde sabíamos à partida que seria a seleção mais forte do campeonato e como era necessário poupar esforços para o dia seguinte, fomos vencidos por 3-0.

Dia 2

No segundo dia, jogámos o quarto jogo contra a seleção da Noruega, onde, mais uma vez, os nossos atletas foram enormes. Diego e Gabriel conseguiram vencer por 3-0 e a Leonor venceu o seu primeiro jogo. Sendo um grupo equilibrado (com exceção da primeira cabeça de série), o primeiro lugar ficou assegurado, de forma natural pela Inglaterra, tendo a nossa seleção conseguido posicionar-se de forma sensacional no segundo lugar do grupo.

Dia 3

Chegados aos quartos de final, juntamente com as restantes sete melhores equipas da Europa, o terceiro dia começou com o jogo frente à seleção francesa, onde fomos vencidos nos dois primeiros jogos e o terceiro foi jogado pelo Gabriel, apenas para cumprir calendário.

Lembramos que a ordem dos jogos é previamente definida no primeiro dia, através de sorteio. Desta feita e pela mesma ordem, defrontamos a seleção de Espanha nos playoffs 5/8, onde, apesar do grande esforço realizado e excelentes exibições, nem a Leonor nem o Diego conseguiram vencer.

A Federação Nacional de Squash sente-se muito orgulhosa pela conquista do 8º lugar no Campeonato Europeu de Equipas Mistas Sub-17 e parabeniza os atletas Diego, Gabriel e Leonor pelas suas prestações, ao treinador Zélio Neto pelo trabalho desenvolvido e ao Marco Pita pelo acompanhamento.

FONTEZélio Neto
Artigo anterior:: IV Circuito Etapa Regional Sénior na Sweet Spot Academy – nível2 ::
Próximo artigo:: Federação Nacional de Squash tem nova equipa de coordenação do Gabinete de Comunicação e Marketing ::

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here