Regulamento Squash 57
Regulamento de Squash 57 – Época Desportiva 2022-2023
Circuito Nacional Squash 57 – 2022/2023
by WPS – Wood Pellet Services
CONCEITO
Este Circuito promovido pela Federação Nacional de Squash, pretende divulgar e fomentar a prática de Squash 57 em todo o território Nacional.
DESCRIÇÃO DO CIRCUITO
O Circuito Nacional Squash57 2022/2023 (CNS57 22/23), é composto por eventos a realizarem-se entre Setembro de 2022 e Julho de 2023, conforme o calendário estipulado pela Federação Nacional de Squash (FNS).
A Federação Nacional de Squash (FNS) reserva-se ao direito de proceder a eventuais alterações no que respeita às datas publicadas no calendário desportivo de 2022/2023. Será garantida a comunicação atempada de quaisquer alterações.
JOGOS
Os jogos serão disputados à melhor de 3, no sistema de pontuação PARS 11. Cada atleta realizará um mínimo de 3 jogos;
Só os atletas filiados na Federação Nacional de Squash poderão participar;
Poderá haver lugar a atribuição de Wild Cards se a Federação Nacional de Squash assim o achar necessário;
Todos os jogos suspensos ou adiados por motivo de força maior (falta de energia eléctrica, etc…), terão o seu prosseguimento em dia e local marcado pela organização, respeitando-se a contagem e a posição em que foi interrompido.
O aquecimento físico dos jogadores não poderá ultrapassar o tempo de 5 (cinco) minutos;
Walk-Over (WO): o tempo máximo de espera para a realização de uma partida será de 10 minutos. A partir do 10º minuto, o jogador presente poderá efetuar o pedido de WO junto à organização do torneio.
FORMAÇÃO DOS QUADROS
Dimensão dos quadros: Qualificação – aberta e principal – máximo 32 jogadores;
O número mínimo de atletas para a realização dos quadros será de 6 jogadores;
CRITÉRIO PARA ELABORAÇÃO DOS QUADROS
Será considerado o Ranking do Circuito Nacional de Squash57 da Federação Nacional de Squash, até à data de término das inscrições do evento.
SORTEIO DOS QUADROS
O sorteio será realizado pela FNS até 24 horas após o término das inscrições do evento.
PONTUAÇÃO e RANKING
A pontuação nos torneios será em conformidade com o nível atribuído ao torneio e de acordo com a escala de pontuação que é utilizada na definição de níveis de torneio do circuito nacional de squash da FNS.
Para efeitos de contabilização de pontos para o ranking nacional, contarão os 6 melhores resultados nos torneios em que o atleta tenha participado nos últimos 12 meses, independentemente da altura da época desportiva em que se esteja.
ARBITRAGENS E BOLA DE JOGO
O jogador ganhador e perdedor de um jogo do torneio deverá estar à disposição do organizador / juiz árbitro para colaborar, arbitrando um jogo.
Cabe ao juiz árbitro / organizador avaliar o nível técnico do jogo a ser disputado para a escolha selecionada do árbitro do mesmo.
A bola oficial para os eventos será a Dunlop Pro.
INSCRIÇÕES NOS TORNEIOS – Modo, Taxas e Tipologias
As inscrições para todos os torneios estão abertas no período constante no regulamento do respetivo torneio e devem obrigatoriamente ser efetuadas na plataforma informática de gestão de torneios usada pela FNS.
O valor das inscrições nos torneios do Circuito Nacional Squash57 deverá obedecer aos seguintes valores:
Séniores: 15 euros (nível 3) e 20 euros (nível 4, 5 e 6) por atleta;
Juniores: 10 euros ou 15 euros por atleta (15 euros, apenas para torneios de nível 5 e 6)
Dos valores cobrados em inscrições pela organização destas provas, 20% deverá reverter a favor da FNS.
Os torneios poderão ser de diferentes níveis de pontuação (de acordo com a escala de pontuação do Squash):
Nível 3 | sem prize money
Nível 4 | com prize money no valor de 200 eur
Nível 5 | com prize money no valor de 300 eur
Nível 6 | com prize money no valor de 400 eur – apenas possível para o Campeonato Nacional Absoluto
O critério de atribuição do nível da prova fica a critério da Direção da FNS e terá particularmente em conta o historial da prova e potenciais fatores de diferenciação de qualidade da organização do torneio (exemplo: kit de oferta para os atletas, disponibilização de água, fruta, etc).
PRÉMIOS MONETÁRIOS
Os prémios monetários do torneio (prize money) serão distribuídos da seguinte forma:
– atribuído aos três melhores classificados do quadro principal (45% para o primeiro classificad0, 35% para o segundo classificado, 20% para o terceiro classificado.
Prémio ao Vencedor do Ranking
No final da época Desportiva, o atletas classificado em primeiro lugar no Ranking Nacional Absoluto de Squash57 terá um prémio (troféu) e um prémio monetário no montante de 200 euros, atribuído pela FNS.
OBRIGAÇÕES DOS JOGADORES
As inscrições devem ser efectuadas dentro do prazo estipulado pela organização de cada evento.
Uma vez efectuada a inscrição e o respetivo sorteio efetuado, o pagamento da mesma é obrigatório.
Os jogadores devem ser pontuais. A tolerância para WO (Walk-Over = desistência) é de 10 minutos. Em caso de WO, o jogador não ganha os pontos referentes à sua classificação no torneio. Nesse caso, o jogador deve acertar com a organização da prova o valor da inscrição respectiva. Caso isso não se verifique, o jogador ficará bloqueado para os próximos torneios, até que a sua situação seja regularizada.
A disciplina é fundamental dentro do desporto. Os jogadores devem respeitar os árbitros como autoridade do jogo. A má conduta dentro do campo será punida com advertência. Persistindo-se a conduta inadequada, tanto no court como na plateia, a comissão organizadora e o juíz árbitro do torneio podem decidir pela suspensão temporária do participante do circuito.
O diretor do torneio, poderá ou não, colocar um ou mais atletas beneficiados com alguma desistência de jogador (es) inscrito (s) no quadro principal, denominados Lucky Loosers.
Os atletas deverão colaborar com o promotor utilizando a camisola oficial do torneio sempre que solicitado.
OBRIGAÇÕES DOS ORGANIZADORES
Cada evento terá um director, tendo este a responsabilidade pelo cumprimento do regulamento e bom funcionamento do torneio e um juíz árbitro, responsável pelo escalonamento dos árbitros e todas as questões relacionadas com arbitragem e horários dos jogos.
Cabe ao organizador garantir que o torneio será realizado na data pré-estabelecida no calendário. Eventuais mudanças de data devem ser comunicadas com a devida antecedência.
Os quadros e horários serão divulgados no site da FNS, ou através de outros meios disponíveis para o efeito, como por exemplo a plataforma desportiva da FNS, redes sociais da FNS e/ou meios próprios da organização do evento, até às 12.00 horas do dia anterior à prova.
Durante o torneio, os quadros competitivos serão afixados em local bem visível, próximo dos courts e atualizados o mais frequentemente possível, bem como a plataforma eletrónica de gestão de torneios disponibilizada pela FNS.
SITE OFICIAL
No site da Federação Nacional de Squash (https://www.fnsquash.pt), plataforma de gestão desportiva da FNS (https://fns.sportyhq,com) e redes sociais da FNS estarão disponíveis todas as informações sobre o circuito: calendário, fotos, resultados, quadros e ranking atualizado. Estes serão os canais de comunicação privilegiados entre a organização do circuito e os seus participantes.
Casos omissos
Os casos não mencionados no Regulamento do Circuito Nacional Squash57 / 2022/2023 seguem as Normas Desportivas Regulamentares da Federação Nacional de Squash.
Qualquer caso omisso ou alteração de força maior será decidido pela Direção da FNS.
NCEITO
Este Circuito promovido pela Federação Nacional de Squash, pretende divulgar e fomentar a prática de Squash 57 / Racketball em todo o território Nacional.
DESCRIÇÃO DO CIRCUITO
- O Circuito Nacional Squash57 /Racketball 2019/2020 (CNR 19/20), é composto por eventos a realizarem-se entre Setembro de 2019 e julho de 2020, conforme o calendário estipulado pela Federação nacional de Squash.
- A Federação Nacional de Squash (FNS) reserva-se ao direito de proceder a eventuais alterações no que respeita às datas publicadas no calendário desportivo de 2019/2020. Será garantida a comunicação atempada de quaisquer alterações.
JOGOS
- Os jogos serão disputados à melhor de 3, no sistema de pontuação PARS 11. Cada atleta realizará um mínimo de 3 jogos. Caso o numero de jogadores sejam superiores a 16, os jogos poderão ser jogados à melhor de 5 jogos a partir dos ¼ de final;
- Só os atletas filiados na Federação Nacional de Squash poderão participar;
- Poderá haver Wild Cards se a Federação Nacional de Squash assim o achar necessário;
- Todos os jogos suspensos ou adiados por motivo de força maior (falta de energia eléctrica, etc…), terão o seu prosseguimento em dia e local marcado pela organização, respeitando-se a contagem e a posição em que foi interrompido.
- O aquecimento fisico dos jogadores não poderá ultrapassar o tempo de 5 (cinco) minutos;
- Walk-Over (WO): o tempo máximo de espera para a realização de uma partida será de 10 minutos. A partir do 10º minuto o jogador presente poderá efetuar o pedido de WO junto à organização do torneio.
FORMAÇÃO DOS QUADROS
- Dimensão dos quadros: Qualificação – aberta e principal – máximo 32 jogadores;
- O número mínimo de atletas para a realização dos quadros será de 6 jogadores;
CRITÉRIO PARA ELABORAÇÃO DOS QUADROS
- Será considerado o Ranking do Circuito Nacional de Squash57 da Federação Nacional de Squash, até à data de término das inscrições do evento.
SORTEIO DOS QUADROS
- O sorteio será realizado pela organização do Circuito até 24 horas após o término das inscrições do evento.
- A pontuação nos torneios será em conformidade com o nível atribuído ao torneio e de acordo com a escala de pontuação que é utilizada na definição de níveis de torneio do circuito nacional de squash da FNS.
ARBITRAGENS E BOLA DE JOGO
- O jogador ganhador e perdedor de um jogo do torneio deverá estar à disposição do organizador / juiz árbitro para colaborar, arbitrando um jogo.
- Cabe ao juiz árbitro / organizador avaliar o nível técnico do jogo a ser disputado para a escolha selecionada do árbitro do mesmo.
- A bola oficial para os eventos será a Dunlop Pro
OBRIGAÇÕES DOS JOGADORES
- As inscrições devem ser efectuadas até 48 horas antes do início do torneio (se o evento começa no sábado, as inscrições encerram na quarta-feira e os quadros devem devem ser divulgados no máximo na manhã de quinta-feira, até às 14:00).
- Uma vez efectuada a inscrição, o pagamento da mesma é obrigatório.
- Os jogadores devem ser pontuais. A tolerância para WO (Walk-Over = desistência) é de 10 minutos. Em caso de WO, o jogador não ganha os pontos referentes à sua classificação no torneio. Nesse caso, o jogador deve acertar com a organização da prova o valor da inscrição respectiva. Caso isso não se verifique, o jogador ficará bloqueado para os próximos torneios, até que a sua situação seja regularizada.
- A disciplina é fundamental dentro do desporto. Os jogadores devem respeitar os árbitros como autoridade do jogo. A má conduta dentro do campo será punida com advertência. Persistindo-se a conduta inadequada, tanto no court como na plateia, a comissão organizadora e o juíz árbitro do torneio podem decidir pela suspensão temporária do participante do circuito.
- O diretor do torneio, poderá ou não, colocar um ou mais atletas beneficiados com alguma desistência de jogador (es) inscrito (s) no quadro principal, denominados Lucky Loosers.
- Os atletas deverão colaborar com o promotor utilizando a camisola oficial do torneio sempre que solicitado.
OBRIGAÇÕES DOS ORGANIZADORES
- Cada evento terá um director, tendo este a responsabilidade pelo cumprimento do regulamento e bom funcionamento do torneio e um juíz árbitro, responsável pelo escalonamento dos árbitros e todas as questões relacionadas com arbitragem.
- Cabe ao organizador garantir que o torneio será realizado na data pré-estabelecida no calendário. Eventuais mudanças de data devem ser comunicadas com a devida antecedência.
- Os quadros e horários devem ser divulgadas pela organização de cada evento no máximo 12 horas antes do início do evento. Para que este artigo seja cumprido, pede-se aos jogadores que se atentem ao prazo de inscrições.
- O resultado final do torneio deve ser divulgado até 72 horas após o término do mesmo, para actualização do ranking, a qual deverá ser feita até uma semana após o fim do torneio em causa.
SITE OFICIAL
No site da Federação Nacional de Squash (http://www.fnsquash.pt), estarão disponíveis todas as informações sobre o circuito: calendário, fotos, resultados, quadros e ranking atualizado. Este será o canal de comunicação privilegiado entre a organização do circuito e os seus participantes.
Os casos não mencionados no Regulamento do Circuito Nacional Squash57 / Racketball 2019/2020, seguem as Normas Desportivas Regulamentares da Federação Nacional de Squash.
Qualquer caso omisso ou alteração de força maior será decidido pela organização do Circuito.