European Mixed Team U 19
Langnau am Albis (Suiça) – 6 a 9 de Abril
European Team Championship Div 1 e 2
Helsínquia (Finlândia) – 26 a 29 de Abril
European Mixed Team U15
Praga (Chéquia) – 11 a 14 de Maio
Considerações Gerais
No âmbito do seu Plano de Atividades para 2023, a Federação Nacional de Squash aumenta, em relação a 2022, a sua aposta no squash com a participação de mais uma seleção em Campeonatos da Europa.
As representações nacionais iniciam-se com a participação de uma seleção no Campeonato da Europa de Sub 15. Pretende-se com esta participação no escalão etário mais baixo iniciar um percurso competitivo programado que consiga fornecer, a longo prazo, atletas, de forma regular, às seleções séniores.
De seguida existirá um ponto alto na história do squash nacional.
Pela primeira vez na história, Portugal estará representado, na 2ª Divisão do Campeonato da Europa Sénior, pelas suas seleções feminina e masculina.
Este Campeonato da Europa – 1ª e 2ª Divisão, reúne a elite do squash europeu e as nossas seleções têm como objetivo conseguir manter-se entre as melhores seleções europeias.
As representações nacionais finalizam com a participação no Campeonato da Europa de sub 19. Depois do brilharete alcançado no ano passado pela Seleção de sub 17, 8º lugar, o trabalho prossegue na seleção de sub 19.
Critérios das Seleções Nacionais 2023
Os critérios de integração de atletas no plano de preparação das seleções seniores que foram delineados pelo Selecionador Nacional estão dependentes das seguintes normas:
a) experiência internacional que o/a Atleta já reúna;
b) qualidades técnicas ao nível da performance do/a Atleta;
c) momento de forma que o/a Atleta demonstre na fase de seleção;
d) resultados desportivos (a nível nacional e internacional);
e) contributo para o futuro da seleção.
Caberá ao Selecionador Nacional, para cada atividade de preparação definida, analisar e propor à Direção da FNS os/as atletas com base nos critérios definidos.
A seleção dos/as atletas para estas competições internacionais será realizada com base nos critérios referenciais definidos.
À margem dos critérios de seleção estabelecidos, cabe sempre, em última instância, ao Selecionador Nacional decidir que atletas serão incluídos na equipa nacional.
Nota final
A FNS, para além de preocupações de natureza desportiva, entende a importância de condutas de excelência como algo que deve nortear a presença de atletas na Seleções Nacionais. Todos/as os/as envolvidos/as nas Seleções Nacionais, terão de ter sempre em mente que representar Portugal é um motivo de orgulho e estará sempre acima de qualquer interesse particular.
Alertamos para as seguintes situações:
1. Atletas que não pretendam ser selecionados/as ou que antevejam qualquer impedimento que se relacione com datas de estágios e/ou competições, onde poderão ser observados/as e para os quais poderão ser selecionados/as, devem informar a FNS e o Selecionador Nacional, por escrito, com a antecedência devida, justificando as razões de tais opções/impedimentos;
2. A indisponibilidade sem qualquer aviso prévio, a qualquer atividade da seleção, poderá levar ao afastamento do/a atleta em atividades subsequentes.
3. Os/as atletas selecionados/as devem estar disponíveis para participar em atividades de promoção da modalidade, organizados pela Federação, para o qual sejam convidados/as e convocados/as.
A FNS, na realização do plano de estágios das Seleções Nacionais, prevê a possibilidade de integrar técnicos dos Clubes que apoiem na cedência das instalações para os treinos técnicos e/ou a possibilidade de abrir os treinos aos atletas desses mesmos Clubes ou a atletas de outras nacionalidades.
Porto, 14 de Fevereiro de 2023


