Torneio Internacional da Madeira – IOMT 2021 (4º Dia)

    0
    126

    Quarto dia do TIM – IOMT 2021, um dia impróprio para cardíacos.
    Se assim foi no penúltimo dia, acho que não estamos preparados para o final.

    Só houve descanso para almoço – o Squash Nacional começou logo pelas 9h00, só parando para dar lugar às Meias Finais do TIM PSA Challenger Tour e o jogo de exibição de Simon Rösner.
    Os Torneios Nacionais logo retomaram terminando perto das 23h00 deste sábado cheio de magia.

    Pela primeira vez: um Português numa final TIM PSA

    Rui Soares garantiu a primeira presença na final do Torneio Internacional da Madeira, objetivo que vinha perseguindo há alguns anos.

    Cada ponto conquistado pelo português deixava os courts da Galo Active num alvoroço pela emoção que se apoderava da audiência.

    Não foi uma vitória fácil – o espanhol Ivan Perez não facilitou a vida ao português e vendeu muito cara a derrota, obrigando Rui Soares a jogar o seu melhor squash para conseguir fechar a partida por 3-1, com os parciais de 4-11, 11-9, 11-5 e 11-4 (55m).

    O encontro fica, infelizmente, marcado pela lesão do jogador espanhol durante o quarto set, suspeitando-se de uma fractura de um dos dedos. No entanto, incrivelmente, Ivan Perez decidiu continuar a partida após o desconto de tempo por lesão a que tem direito. Uma demonstração clara da fibra e mentalidade destes profissionais.

    Grande revelação do torneio, Ivan Perez, surpreendeu tudo e todos que o acompanham e só cedeu perante um Rui Soares de grande nível. A lesão do espanhol, contudo, não retira nenhum mérito à vitória do jogador português, que naquela fase já estava em claro domínio do encontro.

    A meia-final entre Moustafa El Sirty e Mahesh Mangaonkar foi um encontro monumental, com tudo o que faz vibrar o público: pontos muito disputados, pancadas incríveis, decisões do árbitro, troca de palavras entre os jogadores e emoções ao rubro.
    A partida não defraudou as expectativas daqueles que assistiram “in loco” à ação.

    El Sirty venceu esta verdadeira batalha por 3-2, parciais de 14-12, 8-11, 11-4, 1-11 e 11-6, mas Mahesh Mangaonkar foi um digno vencido, obrigando o jovem egípcio a trabalhar muito por cada ponto.

    Com um primeiro set que durou quase 25 minutos, tudo apontava para uma maratona de squash, mas Moustafa El Sirty tinha outros planos.
    Os restantes sets foram de duração muito mais curta. Aumentaram o número de winning shots mas igualmente os de erros não forçados, o que fez de cada parcial uma montanha russa de emoções, com os jogadores a alternarem muito no papel de quem dominava as operações.

    No final, o jovem egípcio precisou de 68 minutos para conseguir impor-se ao jogador indiano, que volta assim a ser derrotado numa meia-final no torneio madeirense.
    Moustafa, por seu lado, faz a sua estreia na Região atingindo logo a final da competição, agendada para as 14 horas de domingo.

    Torneios Nacionais – 2º Dia

    Num dia de muitos e variados jogos, sempre pontuais, graças a uma direção de torneio irrepreensível, começou-se a criar uma visão mais definida do que será o pódio neste domingo.

    Laura Catanho sagrou-se campeã nos Juniores Femininos ao vencer os 2 jogos do torneio e Gonçalo Cruz, nos Juniores Masculinos Sub-15, repetiu a proeza de Laura ao vencer também todos os jogos do seu torneio.

    Parabéns a todos os participantes destes 2 torneios.
    O futuro do Squash promete!

    Ficaram decididas as semi-finalistas do Sénior Feminino Nível 5 do TIM – IOMT 2021. Às 3 finalistas já habituais juntou-se a jogadora da casa Laura Catanho, que tem vindo a fazer um percurso squashista exemplar.
    No domingo, às 11h30 decidir-se-á então a Vencedora do Torneio, mas não antes de se debaterem Catarina Nunes, Alexandra Santos, Sara Neves e Laura Catanho nas meias finais logo às 8h30 da manhã.

    Nas meias finais dos Masculinos Nível 3 Sub-19 ficámos com: Eduardo Rocha, Gabriel Neto, Francisco Correia e Benjamim Marchington, com a final programada para as 10:30 de domingo.

    E no quadro principal do Sénior Masculino Nível 5, temos nas meias-finais Rui Cruz a debater-se com Richard Hill e Nelson Pereira a defrontar Jorge Faria.
    A final decorrerá às 12:30 de domingo.

    Quadro de Torneios em curso

    Sénior Feminino Nível 5

    Sénior Masculino Nível 5

    Junior Masculino Sub-19 Nível 3

    Quadro de Torneios finalizados

    Junior Feminino Nível 3

    Junior Masculino Sub-15 Nível 3

    Jogo de Exibição – Simon Rösner

    No jogo de exibição de Simon Rösner não faltou boa disposição e pudemos assistir a alguns dos signature shots do alemão.

    Simon venceu Sam Todd por 2-0 (11-8, 12-10), mas a verdade é que os pontos pouco importam, o que interessa foi o espectáculo proporcionado pelo “Lenhador Alemão”.

    É possível reviver os jogos das Meias Finais da PSA e o Jogo de Rösner no Youtube.

    HB Properties Shot of the Day – 10th September

    Coroámos também o vencedor do Shot of the day do 3º dia (10 de Setembro) – Joshua Masters.
    Trata-se de um bonito cross-court-nick no que seria o último jogo do atleta no torneio, que acabou por perder frente a Ivan Perez.
    Revejam o momento no vídeo no Facebook.


    Não percam amanhã, dia 12 de Setembro:

    A final do Torneio Internacional da Madeira – IOMT 2021 às 14:00 e as finais dos Torneios Nacionais durante a manhã.

    Até já – #RespiraSquash

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here